Se preferir falar comigo de forma reservada, me mande um e-mail... tpmbyprimendes@gmail.com.
Aproveite para espiar meu outro blog... TPM BY PRI MENDES http://www.tpmbyprimendes.blogspot.com/.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Natação... Um esporte completo!


Oi, Meninas!
Chegou a hora de falar da natação. Eu sempre gostei muito de piscina, mas até então nunca tinha me arriscado a praticar esse esporte. Apesar de muitas pessoas me falarem que seria ótimo para emagrecer, nunca tinha tomado coragem. Até que após decidir ficar “magra pra sempre”, resolvi apostar nessa nova modalidade. E agora, duas semanas depois da primeira aula, eu posso dizer... Estou apaixonada!!!
Amigas, me encantei pela natação... Apesar de ter que acordar às 5h30 para nadar, fico feliz da vida. Quando eu nado, meu dia começa melhor, fica mais bem disposta, começo o dia feliz, animada e sem dizer que o dia rende que é uma beleza.
Eu tenho certeza que esse esporte vai me ajudar a emagrecer, como também melhorar meu condicionamento físico, coordenação motora, respiração e o corpitcho também, gente. Vocês acreditam que essa semana eu descobri o meu “bíceps”??? rs Aquele músculo do “muque”, que até então eu tinha esquecido que existia... Ele estava adormecido, mas graças às braçadas já pude notá-lo!!! Rs (Estou toda boba com o meu muque! Hahaha)
O grande barato desse esporte é que ao nadar, a gente movimenta todo o corpo, e sem dizer que é uma delícia de fazer, né?! E por conta disso, a hora voaaa... Quando vejo, já acabou a aula. Bem diferente de atividades como musculação, esteira etc, que parece que a hora não passa nunca! rs Então, se você assim como eu, quer emagrecer e fazer um esporte que além de oferecer benefícios para saúde, também ofereça prazer, experimente uma aula de natação!

Mas agora vamos parar de blá blá blá e vamos aos benefícios...
A natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis a todo o gênero de pessoas; bebês, grávidas e idosos podem tirar vantagem desta modalidade desportiva de reduzido impacto para a estrutura óssea. Normalmente, existem programas de trabalho dirigidos a diferentes faixas etárias, condições dos candidatos e grau de habilidade (principiante, intermédio ou avançado). Este pode ser encarado como um desporto de competição, uma modalidade associada a alguns tipos de terapia ou apenas como uma forma de aplacar as tensões diárias. É uma ótima opção para vencer o sedentarismo.
A água, “matéria-prima” da natação, detém características relaxantes e protege as funções orgânicas, sendo desprovida de efeitos agressivos. Assim, quaisquer que sejam as circunstâncias, idade, sexo ou profissão, salvo em situações de restrição médica, todo mundo pode e deve praticar natação, por apresentar grandes benefícios para a saúde.
A natação diminui os riscos de incidência de doenças cardiovasculares. De fato, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação de músculo, ao mesmo tempo que eliminam a gordura em torno deste órgão vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo. Paralelamente, esta atividade física reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
A natação também fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões e que os torna capazes de absorver uma maior quantidade de oxigênio. Isto faz com que se experimente uma melhoria significativa no processo respiratório.
As articulações são, igualmente beneficiadas. Aumentando de tamanho, os músculos resguardam com eficácia superior tendões e ligamentos. A natação promove a lubrificação das articulações, contribuindo para o alívio das dores resultantes de artroses.
Um dos outros proveitos da natação, diz respeito ao aumento da auto-estima. Os indivíduos que praticam esse desporto sentem-se mais seguros e são, em geral, mais independentes. Para além disto, a água propicia uma liberdade de movimentos não equiparável a outras atividades “secas”. E ainda proporciona um relaxamento mental.
Outro dos aspectos da natação que interessa bastante é o retardamento das consequências do envelhecimento, tanto em termos físicos, como psicológicos. Diversas pesquisas certificam que uma pessoa que faz exercício com regularidade tem maior aptidão física do que outra vinte anos mais nova que não pratique qualquer desporto.
Na realidade, a natação interfere e trabalha toda a musculatura do corpo, e a amortização do impacto dos movimentos do nadador pela água torna quase nula a probabilidade de sofrer alguma lesão.
Em acréscimo, a natação também ajuda a queimar gordura (podendo chegar às 600kcal por hora) e colabora na definição da silhueta. Aperfeiçoa, também, a coordenação motora e ativa a memória, na medida em que garante uma excelente oxigenação cerebral.
A natação é um dos grandes aliados no combate ao stress, pois a enorme concentração necessária para conciliar respiração e movimentos leva a uma sublimação das tensões e a um distanciamento dos problemas do cotidiano.
E aí, me digam... Ficaram animadas depois de ler tantos benefícios???
Então, estão esperando o que para caírem na piscina? rs

Um comentário:

Anônimo disse...

Adoro natação... para mim, um esporte completo!
Manda ver, Pri!
Marta Soutto