Se preferir falar comigo de forma reservada, me mande um e-mail... tpmbyprimendes@gmail.com.
Aproveite para espiar meu outro blog... TPM BY PRI MENDES http://www.tpmbyprimendes.blogspot.com/.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Perca peso e viva melhor

Se você precisa de uma razão infalível para emagrecer, que tal essa: Perder peso de maneira saudável pode aumentar seu tempo de vida. Você já sabe que estar acima do peso pode diminuir sua energia, limitar as atividades diárias e aumentar os riscos de doenças cardíacas, diabetes e outras doenças crônicas. Você sabia que a obesidade pode reduzir em muitos anos seu tempo de vida? De acordo com um estudo realizado em 2003 pelos pesquisadores da Johns Hopkins University School of Medicine, a obesidade diminui a expectativa de vida, especialmente entre adultos.

Anos de vida perdidos

O estudo da Universidade de Johns Hopkins diz que mulheres e homens têm uma redução do tempo de vida quando estão obesos. A estimativa é que os homens vivem menos do que as mulheres. Estima-se que homens negros com o Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 45 (obesidade mórbida) vivem até 20 anos a menos que homens negros com IMC entre 23-30. Homens brancos também sofrendo de obesidade mórbida entre 20 e 30 anos vivem até 13 anos a menos do que um homem com o IMC entre 23-25. Para as mulheres brancas obesas a situação é um pouco melhor. Estima-se que elas vivam até 8 anos menos do que as que possuem o IMC entre 23-25. O IMC superior a 45 tem menos efeito nas mulheres negras. Em média elas vivem até 5 anos a menos do que mulheres com IMC saudável. Outros estudos mostram fatos a respeito dos efeitos negativos que a obesidade traz a saúde.

- A obesidade aumenta o risco de doenças e de morte associada a doenças coronarianas.
- A obesidade contribui com a diabetes do tipo 2.
- Mais de três quartos de todos os casos de pressão sanguínea elevada estão diretamente ligados à obesidade.
- As mulheres obesas na menopausa têm um risco maior de desenvolver câncer nos seios.

Estudos mostram o crescimento que a obesidade teve no Brasil e no mundo e a preocupação que isso traz a saúde. De acordo com um editorial de JoAnn E. Manson, MD, DrPH, e Shari S. Bassuk, ScD, publicado no Journal of American Medical Association: “A obesidade tem mais impacto sobre o sedentarismo e a baixa qualidade de vida saudável do que o fumo, alcoolismo ou a pobreza”.

O que você pode fazer? Existem maneiras positivas que você pode optar para reduzir os riscos da obesidade.

- Inicialmente utilize nossa calculadora de IMC on-line para determinar seu IMC (de 30 ou mais é considerado obeso e de 25 - 29,9 é considerado acima do peso).
- Se você está obeso ou acima do peso, saiba que perdendo apenas 10% do seu peso atual já pode melhorar a sua saúde.
- Se você precisa perder peso, siga um plano alimentar que assegure a perda contínua de 0,5 - 2,0kg por semana.
- Seja ativo fisicamente: pratique atividade física pelo menos 30 minutos (adultos) quase todos os dias na semana.
- Reduza o tempo que passa na frente da televisão para menos de duas horas ao dia.
- Coma porções moderadas de alimentos saudáveis todos os dias.


Fonte: Weight Watchers (Vigilantes do Peso)

Nenhum comentário: